Depois de São Miguel e de Santa Maria foi esta a nossa escolha, engraçado foi quando percebemos que a Terceira foi a terceira ilha dos Açores que conhecemos 😃
Apesar de a viagem não ser propriamente sobre rodas mas sim por cima das nuvens, quis mesmo assim partilhar convosco a sua beleza.
A Terceira é uma ilha calma mas muito pitoresca e tal como as outras ilhas que já conhecemos também esta nos encantou. Ainda não tínhamos aterrado e já conseguíamos vislumbrar a sua imponente beleza e o verde único das suas paisagens.
Em terra já teríamos 4 rodas para nos deslocarmos e também essa foi uma experiência nova pois o seu tamanho ajudou-nos a circular por algumas estradinhas mais estreitas e assim permitiu que víssemos paisagens que só seria possível através das caminhadas.
O primeiro miradouro que visitámos foi o de Humberto Delgado onde podemos ter uma ideia do tamanho do aeroporto das Lajes e também apreciar a Praia da Vitória.
Um dos muitos Impérios do Espírito Santo que existem em cada localidade
A Terceira divide-se em dois concelhos, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.
Da parte sul da ilha pode observar-se o Ilhéu das Cabras que pode ser visitado de barco por cerca de 20€, existem também pacotes diários e semanais para observação de baleias e mergulhar com golfinhos.
Na nossa opinião 3 dias são suficientes para explorar e ficar a conhecer a maior parte dos seus recantos.
Visitámos o Algar do Carvão, as Furnas do Enxofre e a Gruta do Natal que se localizam numa das Áreas Protegidas da ilha.
Algar do Carvão
Furnas do Enxofre
Gruta do Natal
O que mais nos fascinou foi o verde que nos "enche os olhos" para onde quer que olhemos e que ao ser avistado dos diversos miradouros da ilha nos faz lembrar uma imensa manta de retalhos.
Muros e muros pacientemente feitos com pedras escuras dão uma beleza ímpar aos campos desta maravilhosa ilha.
Miradouro Matias-Simão
Acreditem que vale a pena subir para apreciar esta vista
Monumento ao Toiro em Angra do Heroísmo
Em frente a Angra do Heroísmo o Monte Brasil
Vista do Monte Brasil para Angra do Heroísmo
Vista da Ponta da Forcada
Piscinas Naturais em Biscoitos, um sítio a não perder
Por fim e não menos importante, a gastronomia da ilha que podemos apreciar nos restaurantes onde fomos guiados por um amigo que conhece a Terceira e outras indicações que facilmente se obtém por pesquisas noutros blogs e crónicas de viagem.
A vista do Restaurante Beira Mar em São Mateus
As maravilhosas lapas
As "cracas"
Restuarante Ti Choa na Serreta
A maravilhosa Alcatra Terceirense
Restaurante Quinta dos Açores em Angra do Heroísmo
O espaço de venda de produtos regionais ainda na Quinta dos Açores
Caldeirada de Congro no Restaurante Sabores do Atlântico na Praia da Vitória
E no último dia o tempo piorou mas apetecia ficar lá...
Espero que gostem deste pequeno relato e que ele vos desperte algum interesse para visitarem a ilha, se gostam da natureza, simplicidade e de explorar....não deixem de visitar a Terceira porque vale mesmo a pena!
Paula Matias e Carlos Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário